VOU COMEÇAR A ADVOGAR! PRECISO TER UM ESCRITÓRIO?


Será que o aquele sonho que nasce ainda no curso de direito vale a pena ser vivido?

.

Para muitos estudantes de direito, o escritório é um grande sonho. Antes mesmo de se formar, as conversas com aquele colega de turma começam a fluir e geralmente é assim que nasce o primeiro escritório na vida do advogado. Da faculdade para a vida! Nem sempre...

Na maioria das vezes essa é a primeira decepção da carreira, os planos feitos na faculdade não saem como esperado. As contas chegam mas os clientes não. Um trabalha mais que o outro. Um traz mais clientes que o outro. Isso é normal, por vezes, você é expert em captar clientes, teu sócio é mestre em peticionar e outro o rei das audiências. Mas... o sonho não é tão belo como parecia.

Mas e então, abro meu escritório logo após sair da faculdade? Fecho sociedade? Tenho uma bela resposta para você: Depende! Hahahaha

No fundo é isso mesmo, depende! Hoje há área no direito em que ter um escritório físico não faz tanta falta assim. Você tem toda a tecnologia ao seu favor e pode trabalhar em Home Office. Há áreas em que o espaço físico pode sim te ajudar. E isso também vai depender de seus clientes, se preferem ser atendido em um espaço teu ou se preferem ser atendidos em suas empresas.

Quanto as sociedades, elas precisam ser uma parceria de fato. Como dito anteriormente, o dom que você tem pode ser diferente do teu sócio e juntos o crescimento pode ser bem melhor. Para isso você tem que estar em “sintonia de vontades”.

E aí? Já pensou como será sua vida pós acadêmica? Já passou por isso e teve uma experiência diferente do que imaginava? A prática muitas vezes no surpreende.

64 Visualizações